Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Celg terá de restituir valor de leite que estragou devido a queda de energia
sda1990
Unregistered

 
Resposta: #1
Celg terá de restituir valor de leite que estragou devido a queda de energia
A Celg Distribuição S.A. foi condenada a pagar indenização a Sebastião Nunes de Sousa por danos materiais em R$ 7.439,63, valor referente à quantidade de leite que se deteriorou após queda de energia. A decisão é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) que, por unanimidade, seguiu o voto do relator, o desembargador Carlos Escher (foto), mantendo a sentença do juiz Romério do Carmo Cordeiro, da 8ª Vara Cìvel de Goiânia.
Inconformada, a concessionária de energia elétrica interpôs apelação cível alegando que não teve responsabilidade pela queda de energia, argumentando que a sobrecarga de energia foi acarretada pela ocorrência de chuvas constantes na região e a queda de raios em transformadores e transmissores, caracterizando a incidência de força maior. Aduziu ainda, que o Departamento Regional do Oeste apurou que não houve violação dos índices recomendados pela Resolução da Aneel. Alternativamente, pediu a redução do valor indenizatório.

O desembargador verificou que a Agência Goiana de Agrodefesa Agropecuária prestou informação à Celg dizendo que houve queda permanente de energia na fazenda de Sebastião, deixando os aparelhos elétricos desligados, inclusive o tanque de resfriamento de leite in natura. Ainda, a empresa Nestlé Brasil Ltda. declarou que não coletou o produto da fazenda, na data do incidente, por ele estar fora dos parâmetros de qualidades exigidos pela legislação, após ter realizado o teste Alizarol.

Portanto, o magistrado afirmou que ficou evidente que a interrupção de energia elétrica acarretou prejuízo a Sebastião, uma vez que é produtor de leite e é de conhecimento comum que leite pasteurizado comum e leite in natura não suporta algumas horas longe de câmara ou aparelho de resfriamento. “Ficou satisfatoriamente comprovada a presença dos elementos da culpa neste caso, quais sejam, a conduta, o resulta e o nexo causal”, disse.

Quanto ao argumento de que a queda de energia se deu pela ocorrência de temporal e queda de raios, Carlos Escher informou que tal fato não restou comprovado nos autos. Ademais, mesmo que essa tenha sido a causa, a Celg não estaria afastada do dever de restabelecer a energia prontamente, nem mesmo da responsabilidade objetiva da empresa. Votaram com o relator, o desembargador Kisleu Dias Maciel Filho e o juiz substituto Maurício Porfírio Rosa. (Texto: Gustavo Paiva – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)

Fonte: http://www.tjgo.jus.br/index.php/ho...-l...de-energia



http://advocaciaimobiliariagoias.blogspot.com.br/
http://www.advocaciaimobiliariagoias.com/
http://www.escritoriomensur.com/
http://escritoriomensur.blogspot.com.br/
30-08-2016 05:37
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Homem terá de pagar Celg por sete meses atrasados sda1990 0 6,587 30-08-2016 04:19
Última Resposta: sda1990

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes