Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Prescrição da restituição mediante a frustração da compensação tributária
Gilberto Offline
Junior Member
**

Respostas: 1
Likes Given: 0
Likes Received: 0 in 0 posts
Registrado em: Dec 2012
Reputação: 0
Resposta: #1
Prescrição da restituição mediante a frustração da compensação tributária
Qual é o termo inicial do prazo para restituição do indébito tributário quando resta frustrada a tentativa de compensação?
O art.168 do CTN é claro ao dispor sobre a contagem do prazo de cinco anos. Todavia, a meu ver a hipótese supra não se enquadra em nenhum dos dois incisos da referida norma, cumulada com o art.165 do CTN. Por exemplo, ajuíza-se uma Ação Ordinária com pedido declaratório para reconhecer o direito à compensação de certo crédito tributário. Subsidiariamente, ou seja, caso se torne inviável a compensação, requer seja feita a restituição do indébito (súmula 461 do STJ: O contribuinte pode optar por receber, por meio de precatório ou por compensação, o indébito tributário certificado por sentença declaratória transitada em julgado). Então, julgado procedente o pedido e transitado em julgado requer-se a compensação. Entretanto, por questões alheias, como a morosidade, transcorrem-se mais de cinco anos do trânsito em julgado e a compensação se revela impossível (Ex.: a empresa encerra suas atividades por motivos aleatórios.
O contribuinte poderá requerer agora a restituição mesmo depois do transcurso de cinco anos do trânsito em julgado (art.168, I, do CTN)? Qual o fundamento?O prazo prescricional de restituição flui durante o pedido de compensação? As pretensões à restituição e à compensação são totalmente independentes ou pelo princípio da actio nata, neste caso em que houve uma demanda judicial com pedidos subsidiários, a pretensão de restituição surgiria somente após frustrada a tentativa de compensação?
Não achei nenhum julgado ou lição doutrinária que abordasse tal questão.
26-12-2012 05:24
Encontrar todas as respostas deste usuário Like Post Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes